Numa escola, ao longo de um corredor comprido estão enfileirados 1000 armários numerados consecutivamente de 1 a 1000 com suas portas fechadas. 1000 alunos da Escola também numerados de 1 a 1000 resolvem fazer a seguinte brincadeira: O aluno número 1 passa pelo corredor e abre todos os armários; em seguida, o aluno número 2 passa e fecha todos os armários de número par; depois passa o aluno de número 3 e inverte a posição das portas de Todos os armários múltiplos de 3, isto é, ele os fecha se eles estiverem abertos e os abre se eles estiverem fechados; depois é a vez do aluno número 4 que inverte a posição das portas dos armários múltiplos de 4 e assim sucessivamente. Após a passagem dos 1000 alunos, considere as afirmativas: I) O número de armários que ficarão abertos é 31 II) Os alunos cujos números são primos fecharão apenas uma porta III) Os alunos cujos números são quadrados perfeitos abrirão apenas um porta IV) O número do último armário que ficará aberto é 961.
Então: A) Todas estão corretas B) Apenas uma é falsa C) Duas são falsas D) Apenas uma é correta E) Todas são falsas.
Uma porta de numero N tera suas posiçoes invertidas( se tiver fechada abre, se tiver aberta fecha) por todos os seus divisores e somente por seus divisores...
Para q uma porta N fica aberta o numero total de inversoes deve ser impar....Note q soh estamos considerando os divisores positivos....Para q um numero N tenha numero total de divisores impares ele devera ser na forma:
N= a^(2n)*b^(2k)*...*x^(2w)
Pois assim o numero de divisores (d) sera:
D= (2n+1)*(2k+1)*...*(2w+1)
Observe q neste produto todos os termos sao impares, pois soh assim D sera impar...Se tivessemos um termo do produto sendo par, D seria par...
Depois de tudo isso veja q N pode ser tambem assim escrito:
N= (a^n*b^k*....*x^W)^2
Assim podemos ver q as portas q ficarao abertas serao as de numero par... O resto do problema a analise parte de vc... :headbang: