olá pessoal, agradeço quem possa me ajudar na soluçao dessa.Um abraço.
1) Um cilindro eqüilátero de diâmetro 8 cm , contendo água , começa derramar o liquido quando sua base forma um ângulo a = arctg ( 1/ 2 ) com a horizontal.Sendo “ h “ o nível da água no cilindro quando a inclinação de sua base é zero, podemos afirmar que a equação da reta cujo coeficiente angular tem o mesmo valor de “ h “ é
Na figura acima temos as duas situações indicadas no problema: a situação inicial e aquela prestes a derramar o líquido.
Se o cilindro é equilátero, sua secção meridiana é um quadrado. Se o diâmetro do cilindo é 8, então o lado deste quadrado é 8 também.
Vamos chamar a altura inicial do liquido de H. Para manter o mesmo volume de água, vemos que o ponto F (ponto médio) não mudará de lugar ao passar para a segunda figura. Sendo assim, concluímos que BD=H. Sendo BE=8 concluímos que DE=8-H e FD=4 (pois é ponto médio da parte de cima da água na primeira figura).
O ângulo "a" dado no enunciado está marcado na figura. Por paralelismo vemos que os ângulos CGE e DFE também valem "a".
Analisando o triângulo DFE e utilizando o valor da tangente de "a" podemos utilizar fórmula tan(x)=cat. oposto / cat. adjacente e escrever:
tan(a) = 1/2 = (8 - H)/4
Que, resolvendo, temos H = 6.
Acredito que o Paulo deva ter esquecido de digitar as alternativas da questão, visto que existem infinitas retas cujo coeficiente angular vale 6.
Cito alguns exemplos abaixo:
y = 6x y = 6x + 32 3y - 18x = 1 y/5 - x/30 = 10000
Atenciosamente Prof. Caju WebMaster cursinho.hpg.com.br