Um velho pescador tenta pescar um cardume jogando várias redes na lagoa. Se cair exatamente um peixe em cada rede, salvam-se ainda n peixes. Por outro lado, se cairem n peixes em cada rede, restarão n redes sem nenhum peixe. A pergunta é: Quantas eram as redes que o pescador possuía e quantos eram os peixes do lago?:confused::confused::confused::confused:
quote: Originally posted by: Otacilio "Um velho pescador tenta pescar um cardume jogando várias redes na lagoa. Se cair exatamente um peixe em cada rede, salvam-se ainda n peixes. Por outro lado, se cairem n peixes em cada rede, restarão n redes sem nenhum peixe. A pergunta é: Quantas eram as redes que o pescador possuía e quantos eram os peixes do lago?:confused::confused::confused::confused:"
Para resolver a questão, denominaremos por p a quantidade total de peixes no lago, r a quantidade de redes utilizadas. Como, se cair um peixe em cada rede, salvam-se ainda n peixes, a quantidade de peixes no lago será igual a quantidade de peixes (1) que caíram na rede multiplicado pela quantidade de redes utilizadas somados as peixes que se salvaram, ou seja: p = r + n. Mas como, se caírem n peixes em cada rede, restarão n redes sem nenhum peixe, a quantidade tota de peixes será a quantidade de peixes "pescados" (n) multiplicado pela quantidade de redes utilizadas (r-n), ou seja: p = n(r-n).
Agora é só igualar os valores de p e resolver a equação resultante.