(Colégio Naval/2002) Quatro corredores, João Pedro, André e Fábio combinaram que. ao final de cada corrida, o que ficasse em último lugar dobraria o dinheiro que cada um possuía. Competiram quatro vezes e ficaram em último lugar na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª corridas, respectivamente, João, Pedro, André e Fábio. Se, no final da 4ª competição cada um ficou com R$16,00, então, inicialmente João possuía:
Eu tentei, tentei e não consegui resolver... quem conseguir, por favor, coloque a solução abaixo.
a maneira mais rápida de se chegar à resposta é a seguinte:
no final todos tinham 16 reais. quem perdeu a ultima corrida foi fábio. portanto antes de ela acontecer, os outros três corredores possuiam metade do dinheiro que possuíam após a corrida, ou seja 8 reais. portanto, antes da quarta corrida:
J: 8; P: 8; A: 8; F: x;
como o dinheiro não aparece do nada, a soma em cada etapa tem que ser igual, portanto 8+8+8+x=64, x=40.
quem perdeu a terceira corrida foi andré. portanto antes da terceira corrida, os corredores possuiam a seguinte quantia em dinheiro:
J: (8/2) 4; P: (8/2) 4; A: y; F: (40/2) 20;
analogamente ao passo anterior, 4+4+y+20=64, y=36.
quem perdeu a segunda corrida foi Pedro. portanto, antes da segunda corrida:
Pois é Eduardo, eu resolvi essa questão aqui em casa e achei exatamente R$33,00. Mas na fonte do exercício (uma apostila própria para o concurso) não foram exibidas alternativas de respostas... termina em "João possuía:", e no gabarito da referida apostila consta que é a letra E... Mas eu acho que nós dois estamos certos. Obrigado pela ajuda.
Paulo, tem um detalhe do exercicio que vc nao esta levando em consideração....
quem perde a corrida deve dar dinheiro para os outros, até que estes dobrem de quantia...
portanto se cada um começar com 2 reais, e um perder, para que os outros dobrem de quantia é necessário que o perdedor de 2 reais a cada um dos outros 3, dando 6 reais (o que o perdedor não tem).