1) Numa sala, existem duas urnas, I e II. a urna I contém, em seu interior, 3 bolas vermelhas e 2 bolas brancas. A urna II, contém 2 bolas vermelhas 3 8 bolas brancas. Considere o seguinte experimento:
Uma moeda não viciada é atirada ao acaso e sua face supeiror é observada. Se o resultado é cara, então uma bola é retirada da urna I. Se for coroa, uma bola é retirada da urna II.
Determine a probabilidade da bola ser vermelha.
2) Considere o experimento do item 1). Sabendo que ao final da sua execução uma bola vermelha foi retirada, determine a probabilidade da urna I ter sido escolhida.
A resolução da questão 1 está correta. O que deve estar dando problema é que não há a explicação de como chegar neste resultado.
Primeiramente vamos arrumar o enunciado:
Numa sala, existem duas urnas, I e II. a urna I contém, em seu interior, 3 bolas vermelhas e 2 bolas brancas. A urna II, contém 2 bolas vermelhas e 8 bolas brancas.
Para entender a solução podemos ver assim, a probabilidade de retirar uma bola vermelha é igual à probabilidade de cair cara E retirar a bola vermelha da urna I OU cair coroa E retirar a bola vermelha da urna II. Vamos rescrever esta frase utilizando um pouco mais de simbolismo matemático:
Prob = (cara E bolaurna I) OU (coroa E bola urna II)
Então vamos calcular a probabilidade do primeiro parênteses e depois do segundo. Como estão ligados com o conectivo OU, o resultado final será a soma dos dois.
A probabilidade de sair cara é 1/2. E a probabilidade de tirar uma bola vermelha da urna 1, que tem 3+2 bolas, é 3/5. Como "cara" e "bolaurna I" estão ligados pelo conectivo E devemos multiplicar os dois. Portanto:
(cara E bolaurna I) = (1/2) * (3/5) = 3/10
Com o mesmo raciocínio chegamos na segunda parte do problema. A diferença é que na segunda urna temos um total de 10 bolas (2 vermelhas e 8 brancas)
(coroa E bola urna II) = (1/2) * (2/10)
Agora é só somar as duas partes e obter o resultado final = 2/5.
A questão dois versa sobre probabilidade condicional.
Dá pra pensar assim. O universo total para a questão 2 é composto por todas as jogadas que tiveram sucesso em retirar uma bola vermelha, ou seja, 2/5 das possibilidades. Agora, temos 3/10 das possibilidades favoráveis em retirar uma bola vermelha da urna I. Uma probabilidade é calculada fazendo a razão entre o universo favorável sobre o universo total, ou seja: (3/10) / (2/5) = 75%
Espero ter ajudado.
Atenciosamente Prof. Caju WebMaster cursinho.hpg.com.br