Quando, em uma sequência, um termo é igual à média aritmética dos seus vizinhos, esta sequência é chamada de progressão aritmética. Quando, em uma sequência, um termo é igual à média geométrica dos seus vizinhos, esta sequência é chamada de progressão geométrica. E, por fim, quando, em uma sequência, um termo é igual à média harmônica de seus vizinhos, esta sequência é chamada de progressão harmônica.
A média harmônica entre dois números "a" e "b" é dada por média = 2/[(1/a) + (1/b)].
Uma característica de média harmônica é o fato de o resultado estar mais "próximo" do menor número do que do maior. Por exemplo, 8 é a média harmônica entre 12 e 6, pois 8 = 2/[(1/12) + (1/6)]. Veja que 8 está mais próximo de 6 (menor) do que de 12 (maior).
No RS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul utiliza a média harmônica para dar a pontuação final para os candidatos ao processo seletivo (vestibular). Ou seja, se você vai mal em uma prova, faz com que sua média baixe bastante, pois a média harmônica tende a ficar mais próxima da menor nota. Assim, mais vale você tirar uma nota mais constante nas provas do que ir super bem em uma e super mal em outra.
Atenciosamente Prof. Caju WebMaster cursinho.hpg.com.br