Essa afirmação que você disse está errada, pois IM, IN e IP só poderiam ser iguais se os pontos M, N e P fossem pontos de tangência do círculo inscrito no triângulo ABC, né???
Certo. Eu me esqueci completamente disso, na empolgação hehe. Peço desculpas e amanhã vejo se encontro outra solução. De qualquer forma vou editar aquela mensagem para que não haja confusão.
Mas vamos lá, papel e caneta na mão pra acompanhar a resolução. Após desenhar os dados do enunciado, prolongamos AC e traçamos:
- PQ, perpendicular a AC com Q pertencente à extensão de AC; - PS, perpendicular a AM com S pertencente à AM; - PR, perpendicular a BC com R pertencente à BC.
Note que AB é bissetriz de MAQ, isso implica que PQ é igual a PS. Como PC é bissetriz de ACB, temos que PQ é igual a PR. Portanto, PR é igual a PS. Assim, podemos concluir que PM é bissetriz de AMB, ou seja, AMP = PMB = X.
Agora fazemos a mesma coisa do outro lado. Vamos lá. Prolongamos BA e traçamos: - NL, perpendicular a BA com L pertencente à extensão de BA; - NT, perpendicular a BC com T pertencente a BC; - NS, perpendicular a AM com S pertencente a AM.
Novamente, como AC é bissetriz de MAL podemos dizer que NL é igual a NS. Como BN é bissetriz de ABC, então NL é igual a NT. Assim, podemos dizer que NS é igual a NT. Com isso, concluímos que NM é bissetriz de AMC, ou seja, AMN = NMC = Y.
Analisando o ângulo BMC = 180°, podemos escrever:
X + X +Y + Y = 180° X + Y =90°
Portanto, o triângulo PMN é sempre retângulo.
Espero não ter bizonhado nas letrinhas.
Atenciosamente Prof. Caju WebMaster cursinho.hpg.com.br
Mas se fizermos a figura fora de escala (como se faz com qualquer esboço usado na resolução de um exercício de geometria), podemos obter Q pertencente a AC, o que já impossibilita a continuação da resolução... Portanto um pré-requisito para resolver esse exercício seria ter uma boa noção da abertura de um ângulo de 120º ou ter um transferidor em mãos.. ou não?
Muito bem lembrado! O desenho em escala é uma grande ajuda para qualquer exercício de geometria (principalmente este aqui). Utilizando um desenho muito errado pode levar você a cometer erros primários ou até mesmo a não enxergar algumas propriedades que enxergaria se tivesse feito o desenho mais próximo da realidade.
Fica então a dica: exercitar desenhos com régua e compasso dá uma maior percepção geométrica.
Atenciosamente Prof. Caju WebMaster cursinho.hpg.com.br