(UFSC - 2005) Na figura a seguir, o segmento de reta AE é paralelo ao segmento BF e o segmento de reta CG é paralelo ao segmento DH; o trapézio ABDC tem os lados medindo 2cm, 10cm, 5cm e 5cm, assim como o trapézio EFHG; esses trapézios estão situados em planos paralelos que distam 4cm um do outro. Calcule o volume (em cm3) do sólido limitado pelas faces ABFE, CDHG, ACGE, BDHF e pelos dois trapézios.
Calculando aqui eu achei 60cm³, mas o gabarito oficial da UFSC dá como resposta 72cm³. Como resolver esse exercício?
Bom pessoal, eu consegui resolver esse exercício aqui em casa. Primeiramente, como a imagem do sólido não está aparecendo eu a hospedei noutro site. O sólido é esse:
Agora, vejam a figura com as medidas do mesmo sólido (cores iguais, medidas iguais):
Agora, vejam que os lados vermelhos e os lados verdes formam um triângulo retângulo:
Mas antes de tentarmos qualquer "Pitágoras", precisamos saber quanto vale cada X do segmento verde. Para isso, faremos:
x+x+2=10 --> 2x=10-2 --> x=8/2 --> x=4.
Agora, se o segmento x vale 4cm, o segmento vermelho vale 5cm, então obviamente a altura medirá 3cm.
Agora, para calcular o volume, devemos fazer a fórmula de área da base multiplicando a altura. Mas, antes disso, podemos perceber que o sólido pode ser dividido em 3 partes: a parte do triângulo retãngulo da esquerda, o paralelepípedo do meio e outro triângulo retângulo da direita. Mais uma coisa: Os dois triângulos são exatamente iguais, formando outro paralelepípedo, então podemos fazer Sb.H somente uma vez, sem dividir por dois, e depois somar com o volume do paralelepípedo do meio.